Santa Marinha do Zêzere

Assegurado financiamento europeu para obras em igreja de Baião

Assegurado financiamento europeu para obras em igreja de Baião

Foi aprovada a candidatura da Câmara de Baião aos fundos comunitários para a conservação e restauro da Igreja Paroquial de Santa Marinha do Zêzere. O valor da empreitada que rondará os 372 mil euros será assim financiado em 85% por fundos comunitários, cabendo à autarquia baionense suportar o custo dos restantes 15% do investimento.

A Igreja de Santa Marinha do Zêzere é um dos templos religiosos classificados do concelho de Baião como Monumento de Interesse Público.

A intervenção vai contemplar trabalhos de construção civil e de eletricidade, entre os quais revisão da cobertura, rebocos interiores, substituição de portas e pinturas.

Uma das peças mais emblemáticas deste templo, o Órgão de Tubos, será também alvo de conservação e restauro, aí serão desenvolvidos trabalhos de restauro da máquina e dos instrumentos, bem como, substituição de madeiras da caixa. Estão igualmente previstas correções na rede elétrica e beneficiada a iluminação do altar e da nave e coro. Serão, ainda, restaurados os retábulos e vários elementos decorativos do interior da igreja.

"Estas obras visam não apenas melhorar as condições de utilização da igreja por parte da comunidade, como também valorizar o património cultural e artístico ali existente e inserem-se na estratégia de atração de visitas ao nosso território, condição importante para a atribuição de apoios para a obra", explica Paulo Pereira, presidente da Câmara de Baião.

"Acho que estas obras vão beneficiar a comunidade, também no plano cultural, turístico e até educativo", acrescenta Filipe Azevedo, pároco local.

Mais Notícias (desktop)

Outros Conteúdos GMG