Um incêndio num prédio em Nova Iorque, este domingo, causou 19 mortos, dos quais nove são crianças.
O incêndio que deflagrou, este domingo, num prédio de 19 pisos no bairro de Bronx, em Nova Iorque, é já considerado um dos piores desastres do género de que há memória recente, segundo o comissário dos bombeiros, Daniel Nigro.
Há pelo menos 19 mortos, dos quais nove crianças. Outras 50 pessoas ficaram feridas e foram transportadas para o hospital, algumas em estado crítico, adiantou o autarca de Nova Iorque, Eric Adams.
19 people killed, including 9 children in tragic Bronx apartment building fire. It"s one of the worst fire disasters in New York City history. pic.twitter.com/TWzjaJSRhW
Nas operações participaram cerca de 200 bombeiros.
Os feridos foram transportados para cinco hospitais, a maior parte deles por inalação grave de fumo, disse o comissário dos bombeiros Daniel Nigro, segundo o qual os bombeiros "encontraram vítimas em todos os andares".
O responsável comparou a gravidade do incêndio ao que ocorreu em 1990 num clube e que provocou a morte de 87 pessoas.
Segundo Daniel Nigro, o incêndio começou num apartamento duplex que abrangia o segundo e terceiro andares. Os bombeiros encontraram a porta do apartamento aberta, o que pode ter levado a uma mais rápida propagação das chamas e do fumo.
O responsável atualizou a informação posteriormente para indicar que o incêndio teve origem num aquecedor avariado, uma conclusão com base em provas físicas e no testemunho inicial dos residentes.
Numa conferência de imprensa, Daniel Nigro disse que este foi o incêndio mais mortal de Nova Iorque nos últimos 30 anos. Para já não há suspeitas de origem criminosa, mas a causa do incêndio está a ser investigada.
Este incêndio acontece poucos dias depois de outro incêndio em Filadélfia que provocou 12 mortes, oito delas crianças.