António Fontaínhas FernandesO desafio da demografiaO país encontra-se numa encruzilhada, confrontando-se com desafios estruturais profundos que exigem ambição para ultrapassar os principais bloqueios da economia e da sociedade. Neste domínio, a demografia merece especial relevo, tanto ao nível da estrutura etária da população como da sua espacialização.
António Fontaínhas FernandesA arte transforma a sociedade Entendeu a UTAD homenagear a pintora Graça Morais com o grau de doutor "honoris causa", uma figura incontornável das artes e da cultura portuguesa que sempre manteve uma estreita ligação à sua região natal, Trás-os-Montes. Deste modo, acolhe na galeria dos doutores uma figura que, pelos seus méritos excecionais, pela sua erudição e contribuição para o enriquecimento do ser humano e a transformação da sociedade passa a integrar a academia.
António Fontaínhas FernandesUm compromisso com a floresta Um conjunto alargado de organizações, entidades e empresas ligadas à floresta subscreveram um compromisso, mostrando ao Governo e ao país o seu empenho em contribuir ativa e positivamente para, no espaço de uma década, concretizar um quadro promotor de uma "Floresta Portuguesa com Futuro".
António Fontaínhas FernandesO PRR como agenda para a qualificação superior e atração de talentoA qualificação da população é um dos principais desafios do país. É essencial manter a trajetória de crescimento do Ensino Superior dos últimos anos, quer ao nível do número de diplomados, quer da oferta de formação ao longo da vida.
António Fontaínhas FernandesAs novas fronteirasFronteira é uma delimitação territorial que determina a área de um país, de um estado ou de uma região. Mas, as fronteiras, naturais ou arbitrárias, políticas ou económicas, exigem hoje um novo olhar crítico, face a fenómenos como as mudanças geopolíticas, as alterações demográficas, os movimentos migratórios e a própria urbanização.
António Fontaínhas FernandesO futuro passa pela qualificação e inovação Nos últimos anos Portugal virou a página no domínio da qualificação superior. Foi atingida a meta de alcançar 40% de diplomados da população entre os 30 e os 34 anos e, adicionalmente, metade dos jovens de 20 anos frequentam o Ensino Superior.
António Fontaínhas FernandesRelançar a regionalizaçãoAproxima-se um ciclo eleitoral e novamente o debate da criação de regiões e o aprofundamento da descentralização está relançado.
António Fontaínhas FernandesManter a ambição no Ensino SuperiorNo início do século uma das principais diferenças entre Portugal e a Europa residia na educação. Vinte anos mais tarde, Portugal possui a geração mais qualificada de sempre.
António Fontaínhas FernandesA paixão pela educaçãoA educação é um elemento central no desenvolvimento da sociedade. Não é de estranhar que na narrativa pública a educação surja como a paixão de sucessivos governos e da comunidade internacional.
António Fontaínhas FernandesManter a ambição no Ensino SuperiorNa atualidade, há consenso sobre as vantagens de estudar no Ensino Superior no acesso ao mercado de trabalho e a remunerações mais elevadas. Num país com tantos desafios, obter uma licenciatura é uma garantia de um futuro melhor.
António Fontaínhas FernandesO desafio demográficoOs Censos do INE mostram que vivem em Portugal menos 214 mil pessoas do que há dez anos (menos 2%), tendo a maioria dos municípios perdido população: 257 dos 308 municípios diminuíram de residentes.
António Fontaínhas FernandesA aposta na inovaçãoO recente barómetro da inovação na Europa, "European Innovation Scoreboard 2021", releva Portugal para o grupo dos países ditos "moderados", após no ano passado ter integrado o grupo dos "inovadores fortes". Trata-se de um assunto que deve merecer a melhor atenção, em particular, na Região Norte.
António Fontaínhas FernandesPensar na florestaForam divulgados os primeiros programas na área da formação do PRR, casos do Impulso STEAM, destinado a apoiar iniciativas orientadas para aumentar a graduação em áreas das ciências, tecnologias e engenharias, e do programa Impulso Adultos, visando diversificar a formação pós-secundária, garantir a reconversão e a atualização de competências, para dar resposta à transformação dos mercados de trabalho e da empregabilidade.
António Fontaínhas FernandesA aposta na qualificaçãoA superação do défice de qualificação de jovens e adultos continua a ser um dos principais desafios do país, não obstante o progresso registado nos últimos anos, nomeadamente no número de estudantes que ingressam no Ensino Superior.
António Fontaínhas FernandesA aposta da Europa na formaçãoO "compromisso social do Porto" subscrito pela Europa é um documento ambicioso, que confirma a determinação dos parceiros sociais europeus e das organizações representativas da sociedade.
António Fontaínhas FernandesUma Universidade de portas abertas para o DouroAo longo do seu percurso histórico, a UTAD enquanto instituição situada num território desafiante assumiu, a par dos pilares do ensino e da investigação, uma estratégia de apoio à comunidade, impulsionando o desenvolvimento regional do Interior.
António Fontaínhas FernandesUm novo olhar para as universidadesA propósito dos 35 anos da UTAD e quase meio século desde a criação do então Instituto Politécnico, na sequência do percurso de descentralização do Ensino Superior iniciado na década de 1970 por Veiga Simão, importa revisitar o papel das universidades.
António Fontaínhas FernandesVale a pena pensar nisto a sério!O atual contexto de pandemia da covid-19 com origem em animal parece estar relacionado com a forma como o ser humano tem invadido a natureza. O relatório das Nações Unidas sobre biodiversidade sugere uma ligação entre o aparecimento de vírus zoonóticos, como o SARS-CoV-2, e os danos causados nos ecossistemas.
António Fontaínhas FernandesO que esperar do novo ano2020 ficou marcado por uma nova realidade, difícil, complexa e inédita na nossa história, pelo menos na história de que temos memória. Os problemas que poderão ser uma amostra do que nos espera nas próximas décadas, exigindo profundas mudanças globais, mas também um esforço individual.
António Fontaínhas Fernandes25 anos ao serviço da CiênciaA propósito do Dia Nacional da Cultura Científica, diversas instituições de Ensino Superior e centros de investigação promoveram, ao longo da última semana, ações de divulgação da Ciência que se faz em Portugal. Desta forma, foi possível dar a conhecer os nossos cientistas, que matérias investigam, o seu contributo para o avanço do conhecimento e promover a cultura científica e o progresso da sociedade.
António Fontaínhas FernandesPerspetivar o futuro da agriculturaPerspetivar o futuro da agricultura exige interpretar os desafios societais à escala planetária, como a sustentabilidade ambiental e a economia circular, as alterações climáticas, as pandemias e a inovação social.
António Fontaínhas FernandesO início do ano letivoOs indicadores do acesso ao ensino superior público confirmam a evolução positiva do Ensino Superior, revelando um maior número de estudantes colocados e em primeira opção. Adicionalmente, destacam-se os estudantes provenientes de vias profissionalizantes e as formações superiores curtas TESP.
António Fontaínhas FernandesEcossistemas regionais de inovaçãoO desenvolvimento sustentado do território exige estratégias adequadas aos novos paradigmas económicos e societais, marcados por questões ambientais, desmaterialização, conectividade e automação, onde o conhecimento e a inovação são diferenciadores de novas lógicas de competitividade.
António Fontaínhas FernandesA universidade portuguesa e o futuroEmpenhados na transformação estratégica do país, os reitores, das universidades que integram o CRUP, tornaram público, no passado fim de semana, um manifesto que contempla 10 teses e uma visão comum para a universidade portuguesa.
António Fontaínhas FernandesAcesso dos alunos do Profissional ao SuperiorNo presente ano letivo o acesso ao Ensino Superior dos estudantes dos cursos profissionais e artísticos é uma oportunidade para os jovens, tendo este ano sido disponibilizadas mais de 2300 vagas, do Norte ao Sul do país.