Margarida Balseiro LopesA radiografia O setor da Educação é um dos que foram mais afetados pelos impactos das medidas tomadas na pandemia. Entre confinamentos e isolamentos, fechos de escolas e ensino a distância, há uma geração de crianças e jovens fortemente penalizada no seu percurso educativo. Mas, importa começar por perguntar, qual é que é a medida deste prejuízo?
Margarida Balseiro LopesPrimeiro a base Os problemas que vieram a público na saúde tornaram claro que há debilidades estruturais do sistema que não são ultrapassadas com planos de contingência nem com o mero reforço de verbas. Esta ideia ficou mais evidente com o recente Relatório de Primavera do Observatório Português dos Sistemas de Saúde: apesar do aumento do número de profissionais nos últimos anos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), não se verificou um crescimento proporcional dos serviços prestados.
Margarida Balseiro LopesO restoNas últimas semanas, o país político consumiu a agenda mediática com discussões sobre temas tão dispersos como a introdução de uma licença menstrual, a semana de trabalho de quatro dias, a eliminação (total ou parcial) de uma ciclovia em Lisboa e o encerramento ao trânsito de uma das avenidas também da capital.
Margarida Balseiro LopesOs politécnicos O Ensino Superior teve um crescimento assinalável em Portugal nas últimas décadas. A sua democratização é espelhada no facto de, em 2022, se ter atingido o maior número de alunos de sempre a frequentar o Ensino Superior, cerca de 417 mil.
Margarida Balseiro LopesA política do absurdo Os últimos dias ficaram marcados pela anunciada saída do Porto da Associação Nacional de Municípios Portugueses. Outros municípios admitem seguir o mesmo caminho. Independentemente do mérito da decisão, importa olhar para o facto que lhe deu origem: o processo de descentralização.
Margarida Balseiro LopesAvaliarSoubemos esta semana que o Programa de Incentivos à Fixação de Trabalhadores do Estado no Interior contou apenas com dez - 10! - funcionários públicos a aceitarem ir trabalhar para regiões do interior do país. Esta era uma medida que pretendia reter pessoas em regiões menos populosas, mas que, apesar do seu meritório propósito, não teve o resultado pretendido.
Margarida Balseiro LopesA raspadinha e a avestruz Nos últimos anos, tem sido tão galopante quanto preocupante o aumento da dependência em relação ao jogo da raspadinha em Portugal.
Margarida Balseiro LopesCírculo viciosoSem surpresa nenhuma, esta semana lemos as conclusões do Banco de Portugal de que nascer rico ou nascer pobre, ter pais com ou sem qualificações, nos diz como será parte do nosso percurso de vida.
Margarida Balseiro LopesEscolhas Numa altura em que já se iniciou a discussão do Orçamento do Estado, uma das críticas que mais se têm ouvido é o facto de subestimar os efeitos a médio e a longo prazo de uma guerra na Europa, quando ainda nos ressentimos das consequências da pandemia.