Música

Feira de música Womex em Portugal em 2021 e 2022 "é um caso único"

Feira de música Womex em Portugal em 2021 e 2022 "é um caso único"

Depois do Porto, em outubro, o evento internacional decorrerá em 2022 em Lisboa.

A Womex acontecerá em Lisboa, de 19 a 23 de outubro de 2022, com uma programação que envolverá espaços culturais da cidade, como o Teatro Municipal São Luiz, o Coliseu e o Capitólio, e que deverá contará com cerca de 3 mil programadores, produtores, jornalistas de todo o mundo.

Portugal acolherá, assim, a Womex durante dois anos consecutivos, uma vez que a edição deste ano da feira acontecerá de 27 a 31 de outubro no Porto.

O produtor António Miguel Guimarães, responsável pelas edições da Womex no Porto e em Lisboa, explicou hoje que a realização da feira em Portugal foi conseguida através de duas candidaturas distintas, uma para cada cidade.

"É um caso único, conseguirmos ter dois anos consecutivos", sublinhou o produtor, referindo que o processo foi desenvolvido num "período de expansão" no país, do ponto de vista económico e de turismo. "E de repente cai-nos a pandemia."

Segundo o produtor, Portugal acolherá as duas edições da feira num momento de "revolução à escala internacional", "numa fase extraordinária e única", em que "os apoios não chegam", "as redes de música ficaram semidestruídas" e não se sabe quantas salas de espetáculos voltarão a abrir e em que condições.

A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, sublinhou a ideia de que Lisboa é "um viveiro de músicas do Mundo", e que a Womex será "uma oportunidade muitíssimo importante para consolidar este ecossistema".

PUB

A feira internacional "é uma plataforma de divulgação, é um grande festival, é uma feira, um ciclo de conferências e mobiliza um conjunto enorme de agentes culturais do setor musical de todo o mundo", disse.

Mais Notícias (desktop)

Outros Conteúdos GMG