Literatura

Romance inédito de Orwell chega a Portugal

Romance inédito de Orwell chega a Portugal

Considerado o grande romance de George Orwell (1903-1950) sobre a redescoberta das complexidades que estão na base de um homem comum, "História de um homem comum" ​​​​​​chega este mês pela primeira vez a Portugal.

"História de um homem comum", agora editado com a chancela da E-Primatur, foi escrito em 1938, quando o autor britânico estava em Marraquexe, a recuperar de uma lesão sofrida na Guerra Civil de Espanha.

Decorria então o ano de 1938, e o mundo vivia ensombrado com a possibilidade de uma guerra que para alguns era inevitável - como defende o herói deste livro, George Bowling -, enquanto outros acreditavam ainda, como era o caso do governo inglês, na possibilidade de evitar o conflito com Hitler.

Este romance - considerado o grande romance de Orwell sobre a redescoberta das complexidades que estão na base de um homem comum - oscila entre o cómico e o pessimista, especialmente no que diz respeito ao capitalismo especulativo, às ameaças políticas externas e à morte de uma certa Inglaterra rural, anuncia a editora.

"George Bowling é um angariador de seguros na meia-idade, que vive numa casa geminada de um subúrbio inglês com a mulher e dois filhos. Um dia, depois de ganhar algum dinheiro numa aposta, e antecipando os tempos terríveis que se adivinhavam tanto para si como para o país, tenta recuperar a sua infância idílica e regressa a Lower Binfield, o lugar onde nasceu, para pescar carpas num lago que lhe ficou na memória durante trinta anos. Infelizmente esse lago já não existe, o vilarejo tornou-se irreconhecível. O principal acontecimento da sua escapadela está longe de ser aquilo que se esperava."

Mais Notícias (desktop)

Outros Conteúdos GMG