Descobrir Mentes

Conheça a história de um dos cientistas mais inspiradores do séc. XX

Conheça a história de um dos cientistas mais inspiradores do séc. XX

Talvez possa dizer-se, sem cair em grande exagero, que a vida de Paul Janssen dava um filme. Factos para montar um argumento não faltam.

Figura conhecida e amplamente reconhecida, Janssen foi um dos mais inspiradores e inovadores cientistas do século XX. A paixão que colocou no trabalho alcandorou-o a um posto almejado por muitos, mas alcançado por poucos: o de revolucionário, num campo tão complexo como o da investigação científica. A frase que um dia soltou, ficando-lhe para ser agarrada como montra, é a prova do seu contínuo comprometimento com os outros - "Ainda há muito a fazer! Os doentes estão à espera".

E, em certo sentido, foi uma doença mortal que o fez despertar para a Medicina: a irmã de quatro anos foi vítima de meningite tuberculosa. Profundamente afetado pela perda, Paul decidiu ali o seu destino: seria médico, tal como o pai. Estudou nas Facultés Universitaires Notre-Dame de La Paix, na Bélgica, sempre com um fito: como se conciliavam as disciplinas de farmacologia e química?

O resultado foi este: em 1953, o "Dr. Paul", como era conhecido, criou a Janssen Pharmaceutica N.V., um laboratório de pesquisa sediado em Beerse, na Bélgica, o seu país natal. Foi ali que montou a base para os mais de 80 medicamentos que salvaram milhões de vidas até hoje.

Foram, de resto, as suas descobertas que possibilitou chegar à primeira terapia antipsicótica que permitia o tratamento dos pacientes em casa. Antes deste achado, os únicos tratamentos contra a psicose eram associados a efeitos colaterais significativos.

Paul Janssen trabalhou também no desenvolvimento do anestésico mais utilizado em todo o mundo, assim como num tratamento para a diarreia, que nos países em desenvolvimento é ainda uma doença incapacitante e por vezes fatal. Também pesquisou uma série de componentes para o tratamento do HIV. Um dos seus últimos sonhos era descobrir um medicamento que tratasse a tuberculose multirresistente. Este composto, descoberto e desenvolvido a fundo pela equipa de pesquisa da Janssen, foi aprovado nos Estados Unidos, em 2012, e na União Europeia, em 2014.

O filme poderia bem finalizar com a história que se segue.

Em 1985, "Dr. Paul" criou a Xi"an Janssen Pharmaceutical Co., Ltd, a primeira empresa farmacêutica a entrar na hermética República Popular da China. O interesse do cientista centrou-se, a dada altura, na restauração do Exército dos Soldados de Terracota. Mais de 8.000 soldados de terracota foram enterrados junto ao primeiro Imperador em Xi"am, há mais de 2.200 anos. Quando o local onde os soldados foram enterrados foi descoberto, em 1974, fez-se uma das maiores descobertas arqueológicas do mundo. Sucede que, após o achado, os soldados mostraram-se vulneráveis à ação de fungos, que ameaçavam destruí-los. O "Dr. Paul" dedicou-se, então, a encontrar uma forma de erradicar os fungos, de modo a preservar a maravilha histórica. Conseguiu: os Soldados de Terracota foram salvos.

Paul Janssen nasceu em 12 de setembro de 1926 em Turnhout, na Bélgica. Faleceu em 2013.

Mais Notícias (desktop)

Outros Conteúdos GMG