Exclusivo

Nave da Universidade de Aveiro "voa" no próximo ano

Nave da Universidade de Aveiro "voa" no próximo ano

Novo pavilhão responde às necessidades da academia que mais pessoas tem a praticar desporto. Custa oito milhões e terá 900 lugares sentados.

A Federação Académica do Desporto Universitário considera que a Universidade de Aveiro (UA) "é atualmente a instituição de ensino superior portuguesa com mais pessoas a praticar desporto ou atividades físicas de lazer", cita a UA. Em 2021, por exemplo, 61% dos estudantes de 1.º ano de licenciatura praticavam desporto, dos quais 35% faziam competição. Na Taça UA, uma prova interna com várias modalidades, participaram no ano passado 2300 estudantes (13% do total de alunos). É por estes e outros dados, mais notórios por se tratar de uma universidade que não leciona cursos de Desporto, que a Reitoria decidiu construir uma nave desportiva porque o atual pavilhão não chega para as "encomendas".

O JN mostra hoje as primeiras imagens do projeto do novo equipamento que vai custar oito milhões de euros e que, segundo fonte oficial da UA, "deverá estar pronto durante o Verão do próximo ano se o processo decorrer normalmente", ou seja, se não houver entraves no concurso público, agora lançado, e durante a obra, que irá durar um ano.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG