Marinha Grande

Autarca do PS enfrenta ex-vice-presidente

Autarca do PS enfrenta ex-vice-presidente

Cidália Ferreira, 67 anos, voltou a ser o nome escolhido pelo PS para encabeçar a candidatura do partido à Câmara da Marinha Grande. Presidente do município desde 2017, a professora primária aposentada foi vereadora da autarquia entre 2005 e 2013. Dois anos mais tarde, voltou a assumir essa função e a de vice-presidente, na sequência da renúncia do então presidente Álvaro Pereira.

No início de maio, Cidália Ferreira exonerou o vice-presidente e vereador a tempo inteiro, Carlos Caetano, 56 anos, após ter sido apresentado como cabeça de lista do PSD às autárquicas. A escolha dos sociais-democratas foi uma surpresa para todos.

Entretanto, o Movimento pela Marinha e o Mais Concelho, que concorreram há quatro anos, apresentaram uma lista única às próximas eleições, o +MPC - Movimento pelo Concelho, liderada por Aurélio Ferreira, empresário de 60 anos. O presidente da Associação Nacional dos Movimentos Autárquicos Independentes acredita que, desta forma, será possível conquistar o município aos socialistas.

O Bloco de Esquerda apresenta como candidato, pela primeira vez, Pedro Luzio, de 23 anos. Licenciado em Informática, área onde trabalha, esteve ligado a uma associação de proteção animal na Marinha Grande durante sete anos e foi atleta no Sporting Clube Marinhense em patinagem artística, ao longo de oito anos. No dia em que apresentou a candidatura, assumiu não ter experiência política como os outros candidatos, mas observou também não ter "os seus vícios". Até ao momento, desconhecem-se quais são os candidatos dos outros partidos.

O executivo municipal é constituído por três elementos do PS, dois do PCP-PEV e dois do Movimento pela Marinha. Os socialistas obtiveram 29,3% dos votos, os comunistas e ecologistas 24,5% e o Movimento pela Marinha 22%. O Mais Concelho conquistou 7,6% dos votos, o PPD-PSD 4,8%, o BE 4,8% e o CDS-PP 0,8%. A percentagem de eleitores foi de 49,5%.

Mais Notícias (desktop)

Outros Conteúdos GMG