Uma fuga de gás esteve na origem de uma explosão que, ao início da manhã desta sexta-feira, destruiu a lavandaria de uma casa, em Alvarelhos, Trofa, e provocou ferimentos no morador, que sofreu queimaduras e foi transportado para o hospital.
O homem, de 55 anos, estaria na casa de banho de serviço, ao lado da lavandaria, num anexo da habitação, e preparava-se para lavar a cara quando se deu a explosão, perto das 7 horas. Na divisão haveria gás acumulado, fruto de uma fuga com origem na válvula da botija, o que deu origem ao rebentamento no momento em que o morador abriu a torneira de água quente e o esquentador foi acionado.
A vítima sofreu queimaduras de primeiro e segundo graus em várias zonas do corpo e foi socorrida pelos Bombeiros Voluntários da Trofa. Seguiu para o Hospital de S. João, no Porto.
Um cão também sofreu ferimentos, por ter sido projetado aquando da explosão, e foi levado para o veterinário. Apresentava várias hemorragias.
Além dos seis elementos, apoiados por duas viaturas, da corporação da Trofa, no socorro estiveram ainda meios do INEM. A GNR também esteve no local.