Seis pessoas morreram na sequência de um incêndio que deflagrou num lar de idosos em Moncada, Valência.
O incêndio começou na noite de terça-feira num quarto do primeiro andar do lar de idosos e cinco pessoas morreram no local, de acordo com a agência de notícias espanhola EFE.
Quinze pessoas tiveram de ser hospitalizadas e um dos idosos acabou por morrer no hospital, indicaram esta quarta-feira os serviços de emergência de Valência.
O aviso de incêndio no lar foi recebido nos serviços de emergência às 23.19 horas de terça-feira (22.19 horas em Portugal continental), e nove equipas de bombeiros da província de Valência e dez ambulâncias do Ministério da Saúde foram deslocadas para o local.
Os bombeiros resgataram 25 moradores do interior das instalações, alguns dos quais necessitaram de assistência médica, enquanto a Guarda Civil, a Proteção Civil e a polícia, com a ajuda de funcionários do lar, retiraram um total de 71 pessoas do local, segundo fontes dos serviços de emergência.
A Guarda Civil encarregou-se da investigação das causas do incêndio, que foi considerado controlado à 1.20 horas (00.20 horas em Portugal continental).
Fontes da Guarda Civil indicaram que no momento do incêndio estavam 81 pessoas no interior das instalações e que três dos seus agentes tiveram de ser socorridos pelos serviços médicos e tratados num hospital por intoxicação devido à inalação de fumo.
As mesmas fontes precisaram que, até ao momento, as causas do incêndio são desconhecidas e sublinharam que "a rápida intervenção" da Guarda Civil, dos bombeiros, da polícia local de vários municípios e das equipas de saúde "conseguiu evitar um maior número de mortes".