Espanha

Detido em Barcelona traficante de droga procurado em vários países

Detido em Barcelona traficante de droga procurado em vários países

A Guarda Civil espanhola deteve, em Barcelona, um dos traficantes de droga mais ativos em Espanha, procurado por vários países por introduzir na Europa, via África, grandes quantidades de cocaína oriunda da Colômbia, revelaram, esta terça-feira, as autoridades.

Fontes ligadas à investigação disseram à agência Efe que o homem, de origem marroquina, movimentava grandes quantidades de droga a partir da "sombra", a sua residência na cidade condal, onde conseguia passar despercebido.

Foi capturado na terça-feira, durante uma operação onde a força policial realizou pelo menos 15 buscas e deteve 17 pessoas na capital da Catalunha, na localidade de Cerdanyola de Vallès e em Vigo (uma pessoa), indicaram as autoridades.

Segundo a mesma fonte, o homem era também procurado pelas autoridades francesas e belgas, para além da agência antidrogas Drug Enforcement Administration (DEA), do Departamento de Justiça dos dos Estados Unidos.

O alegado narcotraficante, que iniciou a sua atividade criminosa com tráfico de haxixe, tinha logística e contactos que lhe permitam adquirir a cocaína na Colômbia, de onde a transportava para o Golfo da Guiné, a partir de onde a introduzia na Europa com recurso a lanchas.

A operação que resultou na sua detenção teve origem num tribunal de San Roque (Cádiz), que começou a investigar um carregamento de cocaína intercetado.

Mais Notícias (desktop)

Outros Conteúdos GMG