Exclusivo

Uso crescente da bicicleta motiva novos produtos

Uso crescente da bicicleta motiva novos produtos

Encontro Nacional de Grupos Promotores da Mobilidade Urbana em Bicicleta, que decorre dentro de dias, em Aveiro, é oportunidade para perceber o que ainda falta fazer nas cidades para que mais pessoas comecem a pedalar.

A tendência crescente pela utilização da bicicleta como meio de deslocação em zonas urbanas tem levado ao desenvolvimento de novos produtos e obrigado as cidades a redesenharem-se, construindo ciclovias e procurando "roubar" algum espaço aos carros nos centros. Mas ainda há muito caminho a percorrer na promoção do uso das duas rodas, tema que motiva, nos próximos dias 25 a 27, um encontro nacional de associações e entusiastas deste meio de mobilidade.

A bicicleta que a Universidade de Aveiro (UA) divulgou há dias é um dos vários exemplos de como há muita margem para continuar a inovar e dar resposta aos desafios da mobilidade suave. O veículo tem espaço na parte central do quadro para acomodar uma mochila que, para além de servir para guardar objetos, é capaz de armazenar energia produzida por tecidos fotovoltaicos. Essa energia permitirá alimentar a iluminação em LED, aumentando a segurança, sobretudo de noite.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG