Consciencialização

Estrelas assumem diabetes como exemplo

Estrelas assumem diabetes como exemplo

Filha de Kate Moss desfilou com bomba de insulina à vista, somando-se ao rol de famosos que provam que a doença não limita os sonhos.

A 14 de novembro celebrar-se-á mais um Dia Mundial da Diabetes, uma doença que afeta todas as idades sem olhar a géneros ou estatutos, com muitos famosos a assumirem que dela padecem. Conscientes do papel enquanto figuras públicas, alguns dão o corpo ao manifesto para consciencializar o público quer para a importância da prevenção, quer para contarem como se mantêm saudáveis.

No final do mês passado, Lila Grace, de 19 anos, modelo e filha de Kate Moss, surpreendeu ao participar no desfile Fendace, na Semana da Moda de Milão, com a bomba de insulina à vista, colada na coxa esquerda, provando que a condição não a limita. Nas redes sociais, a atitude foi muito aplaudida por ter dado visibilidade à doença no universo da moda. "Não fazes ideia do quão inspiradora é esta foto, não só para os diabéticos tipo 1 mas para meninas em todo o lado", lê-se na caixa de comentários a uma das publicações da jovem.

Outras celebridades fazem questão de falar abertamente sobre a patologia que as atinge. A atriz Halle Berry foi diagnosticada com diabetes tipo 2 quando tinha 22 anos e sabe que há alimentos em que nunca mais irá tocar, até porque adquiriu novos hábitos. "Sigo uma dieta equilibrada, faço exercício. Acho que a minha pele e meu corpo refletem bem os cuidados que tenho com a saúde", referiu numa entrevista.

Foi aos 16 anos que a cantora Ana Carolina ouviu o veredito. Para garantir uma vida saudável viaja "com marmita, porque tudo leva leite, tem muita gordura". A diabetes "é uma doença que se você aprende a cuidar e controlar você leva uma vida normal".

PUB

Famoso desde que se deu conhecer como um dos vocalistas dos Jonas Brothers, a banda que formou com os irmãos Kevin e Joe, Nick Jonas sabe que é diabético tipo 1 desde 2005. No Instagram chegou a partilhar um comparativo dele antes e depois de descobrir a doença, garantindo que tem "o controlo absoluto" do seu dia-a-dia. "Comer bem, dormir, treinar e ser feliz" são os segredos da atriz Sharon Stone para se manter bem, mesmo dependente de injeções de insulina diárias.

Portugal tem mais de um milhão de diabéticos, entre eles algumas caras conhecidas. O ator Joaquim de Almeida, que continua a passar a maior parte do tempo nos Estados Unidos, assumiu-o há dois anos, contando que herdou diabetes 2 de familiares. Por isso, adotou cuidados especiais para não sofrer as consequências e servir de exemplo a quem o tem como referência.

Mais Notícias (desktop)

Outros Conteúdos GMG