O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou sob aviso laranja a costa norte da Madeira e 10 distritos do continente sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte e agitação marítima.
De acordo com a última atualização do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), às 05.30 horas, as regiões montanhosas da ilha da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de vento forte com rajadas que podem atingir os 120 km/hora.
O aviso laranja vai vigorar entre as 12.00 horas e as 17.59 horas desta quinta-feira, passando depois a amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, com rajadas da ordem dos 90 a 100 km/hora.
O IPMA colocou também sob aviso amarelo dez distritos do continente, por causa da previsão de vento forte e agitação marítima.
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra estão sob aviso amarelo entre as 00.00 horas e as 23.59 horas de hoje devido à previsão e vento forte com rajadas da ordem dos 90 km/hora.
Sob aviso amarelo estão também os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Braga e Faro (entre as 00.00 horas e as 23.59 horas de sexta-feira) por causa do vento forte com rajadas da ordem do 80/90 km/hora e agitação marítima com ondas que podem variar entre os 3,5 e os 4,5 metros.
O aviso amarelo representa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica" enquanto o laranja significa "situação meteorológica de risco elevado a forte".
O IPMA prevê para o continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros, mais frequentes durante a tarde, sendo mais intensos nas regiões Centro e Sul, e que serão de neve acima dos 1200/1400 metros, e condições favoráveis à ocorrência de trovoada nas regiões centro e sul, em especial durante a tarde.